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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
OLIVEIRA, Marcus Aldenisson y MESQUITA, Ilka Miglio. A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo?. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.403-428. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p403.
Neste artigo objetiva-se compreender a proposta metodológica utilizada para ensinar Aritmética em escolas primárias dos anos Oitocentos, no tempo da vaga pedagógica intuitiva. Para tal compreensão, toma-se como fonte privilegiada a Arithmetica Primária, de Antônio Bandeira Trajano, nos anos 1889/1890. Dessa forma, interessasse saber: como a Arithmetica Primária apresentou uma proposta intuitiva para ensinar a contar e a calcular? A primeira parte do artigo concentra-se em analisar o livro didático como fonte de investigação e sua relevância enquanto objeto de pesquisa. Em seguida, foca-se nos elementos que materializam o livro em questão a partir de sua desestruturação/desmontagem, tendo em vista a perspectiva de análise proposta pelo historiador Jacques Le Goff (1994). Por fim, apresenta-se como se configurou a proposta intuitiva para ensinar a contar e a calcular, através da análise das páginas da Arithmetica Primária. A análise revelou que a proposta intuitiva para o ensino de número e cálculo conferiu outros realces à Aritmética do curso primário: o apelo à observação, manipulação, experimentação, comparação e prática.
Palabras clave : Aritmética; Escola Primária; Livro Didático.