SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo?Comerciantes de sentidos: um olhar para a formação visual dos educandos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

NEVES, Rosa Maria Corrêa das  e  BORBA, Siomara Moreira Vieira. Primazia do real na construção do conhecimento científico e primazia da teorização na construção de pesquisas científicas: contribuições metodológicas a partir de Miriam Limoeiro Cardoso. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.429-456. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p429.

Neste artigo, reivindica-se a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas educacionais tendo por referência a contribuição metodológica de Miriam Limoeiro Cardoso, posição que envolve dois movimentos desta pesquisa. Inicialmente, são expostas as teses da distinção entre realidade e objeto científico e da teorização como processo inicial da construção do objeto de investigação, que sintetizam o exame que autora empreende a partir dos apontamentos metodológicos de Karl Marx em seu processo de elaboração de uma teoria geral do capitalismo. A possibilidade da fecundidade de suas contribuições resulta da constatação de problemas na relação entre teoria e empiria que é identificada através da sumarização de análises da pesquisa educacional brasileira até início deste século, possivelmente ainda atual.

Palavras-chave : Conhecimento Científico; Miriam Limoeiro Cardoso; Pesquisa da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )