SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Prácticas educativas y culturales de estudiantes y sus percepciones acerca de las tecnologías móviles en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BONILLA, Maria Helena Silveira  y  PRETTO, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.499-521. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p499.

Em tempos de codificação digital e articulação em rede, intensificam-se os fluxos das informações, ideias, conhecimentos e culturas que circulam na sociedade, podendo, qualquer pessoa, em qualquer lugar, participar dessa dinâmica numa perspectiva autoral. Como a escola não dialoga bem com essa nova cultura, marcada pela horizontalidade, pelos fluxos rizomáticos, a chamada cultura digital, busca-se, neste texto, analisar possíveis causas dessa falta de sintonia, tomando por base as políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na sociedade brasileira e nas escolas, e as práticas desenvolvidas nas escolas que participaram do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), na Bahia e em Santa Catarina. A falta de articulação entre os projetos e programas, a fragilidade na formação de professores e a transformação do computador numa máquina pedagógica, em vez de uma máquina de comunicação e de produção de sentidos, tem dificultado a articulação entre as práticas sociais e as práticas escolares e a constituição da cultura digital nas escolas brasileiras.

Palabras clave : Cultura Digital; Política Educativa; Práticas Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )