SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Education policies and digital culture: between school practices and social practicesEducational and cultural practices of students and their perceptions about the mobile technologies at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FANTIN, Monica  and  QUARTIERO, Elisa Maria. Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.523-544. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p523.

Inserido em uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em diferentes contextos socioculturais sobre o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), este artigo apresenta um recorte sobre o foco das práticas pedagógicas com objetivo de refletir sobre as práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre o Projeto. Com abordagem teórico-metodológica fundamentada na pesquisa mídia-educativa, discute-se um estudo de caso múltiplo realizado em quatro escolas públicas e que envolveu observações do cotidiano escolar, pesquisa-formação, intervenção didática e grupos focais com estudantes de diferentes turmas do ensino fundamental. Para contextualizar a discussão, o texto inicia com um levantamento sobre diferentes pesquisas que tiveram como objeto o Projeto UCA e que foram desenvolvidas entre 2011 e 2014. Em seguida, apresenta-se a escolha metodológica da pesquisa e a discussão sobre as especificidades das práticas culturais e das percepções de estudantes a respeito do Projeto. Por fim, o artigo traz algumas considerações que demonstram que a riqueza e a diversidade das práticas presentes em um mesmo projeto também podem ser entendidas como uma polifonia de vozes de estudantes, professores e pesquisadores, como interpretações possíveis que configuram a referida pesquisa em um espaço de alteridade e de imersão na cultura digital.

Keywords : Projeto UCA; Cultura Escolar; Inclusão Digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )