SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociaisMetodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

FANTIN, Monica  e  QUARTIERO, Elisa Maria. Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.523-544. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p523.

Inserido em uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em diferentes contextos socioculturais sobre o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), este artigo apresenta um recorte sobre o foco das práticas pedagógicas com objetivo de refletir sobre as práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre o Projeto. Com abordagem teórico-metodológica fundamentada na pesquisa mídia-educativa, discute-se um estudo de caso múltiplo realizado em quatro escolas públicas e que envolveu observações do cotidiano escolar, pesquisa-formação, intervenção didática e grupos focais com estudantes de diferentes turmas do ensino fundamental. Para contextualizar a discussão, o texto inicia com um levantamento sobre diferentes pesquisas que tiveram como objeto o Projeto UCA e que foram desenvolvidas entre 2011 e 2014. Em seguida, apresenta-se a escolha metodológica da pesquisa e a discussão sobre as especificidades das práticas culturais e das percepções de estudantes a respeito do Projeto. Por fim, o artigo traz algumas considerações que demonstram que a riqueza e a diversidade das práticas presentes em um mesmo projeto também podem ser entendidas como uma polifonia de vozes de estudantes, professores e pesquisadores, como interpretações possíveis que configuram a referida pesquisa em um espaço de alteridade e de imersão na cultura digital.

Palavras-chave : Projeto UCA; Cultura Escolar; Inclusão Digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )