SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escolaDispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PISCHETOLA, Magda  e  MIRANDA, Lyana Thediga. Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.545-572. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p545.

No contexto complexo e mutável da cultura digital, as mídias se constituem em um importante espaço para a formação, tendo o importante papel de articular novas lógicas culturais que acarretam em rupturas para o âmbito escolar. Para compreender essa mudança, criam-se novos métodos de análise e investigação - as Metodologias Participativas -, estratégias de pesquisa-ação cujo objetivo é intervir em uma dada situação social. No foco da análise aqui proposta, tais metodologias ajudam a confrontar o desafio de envolver as tecnologias digitais na cultura da escola, por meio da participação dos diferentes sujeitos envolvidos. Dois estudos de caso qualitativos sobre o projeto Um Computador por Aluno, realizados em 2012 nas escolas de Santa Catarina e Bahia, constituem a primeira etapa da pesquisa apresentada. Os resultados dizem respeito a uma inserção da tecnologia de forma "verticalizada" e a um processo desmotivador que atravessa diversas instâncias das escolas, desde o planejamento até as relações em sala de aula. A partir dessas considerações, a segunda etapa de pesquisa propõe uma intervenção didático-pedagógica em uma das quatro escolas investigadas. As metodologias de vídeo e fotografia participativas são escolhidas como possibilidades de ação-reflexão-ação que tematizam a própria realidade sociocultural, agregando o potencial de compartilhamento das experiências. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades criativas, adequadas a uma concepção social de aprendizagem, para a centralidade da agência de crianças e jovens, junto à necessidade de redefinir as relações entre professor e aluno, em uma perspectiva mais "horizontal" do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Projeto UCA; Metodologia da Pesquisa; Educação para a Participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )