SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como culturaDocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GARAVAGLIA, Andrea. Dispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.573-588. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p573.

Este artigo discute alguns estudos recentes que permite compreender a importância da análise das necessidades educativas na concepção da sala de aula digital e suas possíveis redefinições nos ambientes e métodos de aprendizagem. A reflexão refere-se à configuração e implementação de ambientes educativos inovadores por meio de tecnologias móveis na escola italiana. Recentemente, o foco no ensino ativo e na aprendizagem informal com a integração de dispositivos móveis tem-se refletido na metodologia da Flipped Lesson (aula invertida) e dos Episódios de Aprendizagem Situada (EAS), alguns dos métodos mais interessantes para apoiar a renovação da prática escolar. Estes métodos são baseados em trabalhos de grupo realizados em sala de aula e em casa com apoio de dispositivos digitais e em alguns casos, com o, Bring Your Own Device (BYOD) (Traga seu próprio dispositivo). A escolha do método de ensino adequado aos desafios atuais é fundamental em uma sociedade onde o uso da internet aumenta a cada dia e a possibilidade de estar sempre conectado propicia processos de aprendizagem difusa.

Palavras-chave : Escola; Dispositivos Móveis; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )