SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Mobile device at school: rethinking environments and methodologies in the Italian contextThe conditions of school learning, youth cultures and the use of ICTs in entering high school: the problem of transmission among young people and teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BRUNO, Adriana Rocha  and  PESCE, Lucila. DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.589-611. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p589.

O presente artigo aborda as docênciaS na contemporaneidade, em meio à cultura digital e em rede. A multiplicidade, uma das marcas do mundo atual, convoca todos à distorção de olhares, maximização de percepções, escutas e odores, eclosão de paladares, para a vivência paradoxal, em dimensões atemporais e pluriespaciais. O diverso e o plural coexistem e, assim, são contraditórios, complexos e também instigantes. Para falar/pensar em processos formativos, docência e discência, neste contexto faz-se necessário plurificar. Dessa forma, justifica-se a expressão docências, com destaque para a letra S, plural, múltipla. Para tratar de um tema tão vasto e complexo, são apresentados três pontos de "flexão": 1) Oroboro: a persistência/insistência da docência apartada da discência; 2) a cultura digital e em rede: desdobrando ideias para a prática do desapego; 3) temas e dilemas atuantes como campo de possibilidades nas/com as docências contemporâneas. Todos estes pontos são desenvolvidos/debatidos por meio das pesquisas que foram realizadas nos últimos anos, em articulação com as experiências de docências, agenciadas pelas investigações sobre as práticas pedagógicas cocriadas na cibercultura.

Keywords : Docências Contemporâneas; Cultura Digital; Experiências e Redes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )