SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em redeParceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VILLA, Alejandro. As condições de aprendizagem escolar, as culturas juvenis e o uso das TICs no ingresso do Ensino Médio: o problema da transmissão entre os jovens e os professores. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.613-637. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p613.

No presente artigo se estuda as problemáticas da relação entre as culturas juvenis e a aprendizagem, assim como os processos de transmissão entre os jovens estudantes e os professores no primeiro ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de casos estudados em profundidade, na qual se realiza uma comparação entre os jovens estudantes e os professores. Utilizam-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e o grupo de discussão. Os objetivos gerais são os de explorar e descrever os significados que adquirem para as identidades juvenis a incorporação dos meios de comunicação massiva, assim como o consumo e produção de culturas juvenis e o impacto que introduzem os ditos significados nos processo de transmissão geracional entre os docentes e os jovens estudantes. A partir dos resultados, propõem-se três eixos de discussões: a massificação que comporta para os jovens o consumo de culturas juvenis no primeiro ano do Ensino Médio não permite visualizar e poderia ocultar as relações de violência interpessoal e de desigualdade entre eles, assim como suas posições de produtores culturais; existe para os jovens uma marcada dissociação na aula, entre, por um lado, as interações entre pares e o consumos/produção de culturas juvenis, e, por outro, a cultura escolar e o processo de aprendizagem; a problemática de atenção/desatenção dos jovens no processo de aprendizagem na aula está vinculada ao processo de transmissão que se produz entre os docentes e os estudantes no ingresso á Escola Média.

Palavras-chave : Pedagogia; Culturas Juvenis; Ensino Médio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )