SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Inter-institutional partnership for teacher education between university and rural social movementPhilosophical and sociological contributions on childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

KLAUS, Viviane; HATTGE, Morgana Domênica  and  LOCKMANN, Kamila. Genealogia foucaultiana e políticas educacionais: possibilidades analíticas. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.665-687. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p665.

Este artigo aborda a importância da genealogia foucaultiana na análise de políticas educacionais. Para tal, foi dividido em quatro seções. Na primeira seção, argumenta-se que a genealogia foucaultiana, de forte inspiração "nietzschiana", é uma forma de análise que se opõe à história como busca da "origem" (Ursprung), pois procura compreender os objetos de estudo a partir de sua trama histórica, buscando desnaturalizar tudo aquilo que é visto como se estivesse desde sempre aí, no mundo. Ao problematizar, descrever e analisar os ditos sobre políticas educacionais, a genealogia possibilita visibilizar os processos de constituição dessas políticas. Na segunda, terceira e quarta seções, são apresentadas três pesquisas nas quais a genealogia foucaultiana se constituiu como possibilidade analítica: a primeira tem como foco central As políticas educacionais, a emergência da administração da educação e seu deslocamento para a gestão educacional; a segunda pesquisa apresenta as condições de proveniência e emergência do movimento Todos Pela Educação e anuncia a instituição da performatividade como um de seus principais efeitos no cenário educacional brasileiro na atualidade; e a terceira pesquisa, ao analisar como as Políticas de Assistência Social, utilizando a educação escolarizada como lócus privilegiado de efetivação, operam sobre a população na atualidade e que implicações tais políticas vêm produzindo na escola contemporânea, lança um olhar genealógico para a forma de constituição dessas políticas no presente.

Keywords : Políticas Públicas em Educação; Foucault, Michel; História.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )