SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Foucault's genealogy and education policies: analytical possibilitiesOrigin and evolution of the paradigm of the efficient school and its development in the current context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

VALENCA, Vera Lúcia Chacon. Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infância. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.689-705. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p689.

O fio condutor deste artigo encontra-se em algumas contribuições filosóficas e sociológicas sobre a história da infância e suas repercussões nas relações educativas. Uma revisão teórica sobre a história da infância fez sobressair, na antiguidade, uma infância excluída, abandonada, sem afeto; posteriormente, na modernidade, uma infância constituída por um "outro-criança" com direitos jurídicos reconhecidos, portanto, um "outro" igual, mas diferente; e a infância da contemporaneidade representada por um "outro-criança" diferente, mas igual em direitos. Dessa forma, o desafio para os educadores atuais consiste em saber relacionar-se com a alteridade paradoxal da criança, diferente e igual em direitos, exercendo uma hierarquia horizontal que possibilite a construção da identidade e a busca de autonomia das crianças.

Keywords : Infância; Contribuições Teóricas; Repercussões Educativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )