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Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X
Resumo
VALENCA, Vera Lúcia Chacon. Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infância. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.689-705. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p689.
O fio condutor deste artigo encontra-se em algumas contribuições filosóficas e sociológicas sobre a história da infância e suas repercussões nas relações educativas. Uma revisão teórica sobre a história da infância fez sobressair, na antiguidade, uma infância excluída, abandonada, sem afeto; posteriormente, na modernidade, uma infância constituída por um "outro-criança" com direitos jurídicos reconhecidos, portanto, um "outro" igual, mas diferente; e a infância da contemporaneidade representada por um "outro-criança" diferente, mas igual em direitos. Dessa forma, o desafio para os educadores atuais consiste em saber relacionar-se com a alteridade paradoxal da criança, diferente e igual em direitos, exercendo uma hierarquia horizontal que possibilite a construção da identidade e a busca de autonomia das crianças.
Palavras-chave : Infância; Contribuições Teóricas; Repercussões Educativas.