SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Genealogia foucaultiana e políticas educacionais: possibilidades analíticasOrigem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VALENCA, Vera Lúcia Chacon. Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infância. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.689-705. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p689.

O fio condutor deste artigo encontra-se em algumas contribuições filosóficas e sociológicas sobre a história da infância e suas repercussões nas relações educativas. Uma revisão teórica sobre a história da infância fez sobressair, na antiguidade, uma infância excluída, abandonada, sem afeto; posteriormente, na modernidade, uma infância constituída por um "outro-criança" com direitos jurídicos reconhecidos, portanto, um "outro" igual, mas diferente; e a infância da contemporaneidade representada por um "outro-criança" diferente, mas igual em direitos. Dessa forma, o desafio para os educadores atuais consiste em saber relacionar-se com a alteridade paradoxal da criança, diferente e igual em direitos, exercendo uma hierarquia horizontal que possibilite a construção da identidade e a busca de autonomia das crianças.

Palavras-chave : Infância; Contribuições Teóricas; Repercussões Educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )