SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infânciaAdolescentes e suas más companhias: lunáticos, criminosos, e pervertidos sexuais [sobre a obra Adolescence de Stanley Hall] índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Isabelle Fiorelli. Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.707-738. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p707.

Este artigo esboça uma evolução histórica das pesquisas em efetividade escolar, abarcando as noções de efeito-escola e escola eficaz, pois tais noções foram construídas historicamente e compõem a evolução e a adoção desse conceito a partir dos anos de 1980 quando se inicia a investida neoliberal nas reformas dos sistemas de ensino. Dessa forma, objetiva-se apresentar o processo de evolução, mutação e adaptação de tal paradigma a cada contexto político-econômico até sua última forma no contexto globalizado e neoliberal. Para tanto, utiliza-se exaustiva revisão bibliográfica tendo como categorias de análise a escola eficaz e o efeito-escola, os conceitos de eficácia, e��ciência e efetividade, e a aplicação de tais conceitos na reforma da política educacional engendrada nos anos de 1980 e 1990. Conclui-se que o paradigma da escola eficaz evoluiu e no contexto atual se materializa nas "políticas de resultados", "políticas de performance" ou "políticas de evidências" que deflagra uma visão estreita e mecânica dos processos educativos.

Palavras-chave : Política Mundial da Educação; Tendências da Política Educacional; Eficácia Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )