SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atualSala de Recursos Multifuncional para alumnos con discapacidad intelectual: un análisis de la propuesta del Ministerio de Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

WARDE, Mirian Jorge  y  PANIZZOLO, Claudia. Adolescentes e suas más companhias: lunáticos, criminosos, e pervertidos sexuais [sobre a obra Adolescence de Stanley Hall]. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.739-758. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p739.

Nas duas últimas décadas do século XIX verificam-se nos Estados Unidos atenções se concentrando sobre a criança, tanto nos estudos sobre a infância - que desembocaram na institucionalização de um novo campo de investigação, o "child study" - quanto nas práticas de socialização - que incluíram o chamado "kindergarten movement". Na virada do século XX, começam a ser publicados trabalhos sobre o adolescente e a adolescência, seminais quer em relação ao tema quer em relação às disciplinas que emergiam ou caminhavam para a consolidação no campo acadêmico, tais como: Sociologia e Antropologia, no primeiro caso, e Psicologia, no segundo. Esse fenômeno é especialmente visível nos Estados Unidos, onde são flagrantes as associações entre adolescência e criminalidade, assim como o são as referências à obra de G. Stanley Hall, Adolescence: its psychology and its relations to physiology, anthropology, sociology, sex, crime, religion and education, publicada pela primeira vez em 1904, considerada matriz das futuras pesquisas no âmbito dos estudos sociais e psicológicos. Ainda que tenham contribuído para borrar o mito da criança imaculada, os experimentos com crianças de Hall não chegaram a perfilá-las com os endiabrados; no entanto, o adolescente de Hall veio a lume acompanhado dos "primitivos" e "selvagens", assim como dos criminosos, loucos, e sexualmente desajustados, ou seja, a adolescência como conceito psicossocial nasceu referida aos grupos mais baixos na escala evolutiva. Hall explica toda a adolescência com base na teoria da recapitulação, tanto o seu desenvolvimento fisiológico como o seu crescimento intelectual e social.

Palabras clave : Adolescência; Adolescente; G. Stanley Hall.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )