SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Sala de Recursos Multifuncional para alunos com deficiência intelectual: uma análise da proposta do Ministério da EducaçãoA pesquisa de Goethe com as cores e a educação fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Marilda da; SILVA, Adriele Gonçalves da  e  DINIZ, Julia Elaine. O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.789-803. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p789.

Este artigo trata de uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória sobre a produção do fenômeno violência em espaço escolar, especificamente a violência cometida por professores em sala de aula contra crianças e adolescentes, explicitando a vulnerabilidade institucional que essa violência gera. O objetivo é abrir uma chave interpretativa sobre violência em sala de aula por professores contra alunos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do mecanismo da produção da cultura da violência, a partir desse entrecruzamento. As fontes foram o ECA e 184 histórias de escolarização produzidas nos anos de 2004, 2007 e 2010 por alunos do Curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que diziam respeito às experiências vivenciadas na escolarização básica. As narrativas foram trabalhadas por meio de uma inflexão à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), configurando uma análise categorial que permitiu uma base empírica que dialogou, analiticamente, com as prescrições do ECA. Dos resultados, pode-se destacar que os professores cometem violência contra alunos na sala de aula de várias maneiras e por diferentes razões em todos os níveis de ensino; o tipo de violência mais cometida é a verbal; o contexto das situações em que ocorrem essa violência é, sobretudo, o de aprendizagem de algum conteúdo; a faixa etária mais atingida é de 8 a 9 anos; o ECA não é respeitado por professores no âmbito da relação professor-aluno. Sendo assim, esse conjunto gera vulnerabilidade da escola.

Palavras-chave : Violência na Escola; Relação Professor-Aluno; Estatuto da Criança e do Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )