SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2ECA and violence in class: vulnerability of the Brazilian schoolDiscourse production in a cycle-based curricular policy: the creation of the literacy basic cycle in the municipality of Várzea Grande - MT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BACH JUNIOR, Jonas. A pesquisa de Goethe com as cores e a educação fenomenológica. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.805-822. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p805.

Este artigo apresenta os fundamentos da Teoria das Cores de Goethe. As cores fisiológicas e físicas apresentam dois princípios: de complementaridade e intensificação. O método de pesquisa de Goethe é conhecido como fenomenológico. Em sua abordagem do fenômeno, não há uma redução às representações mecânicas e geométricas, e seu foco é a qualidade do fenômeno. O círculo cromático é composto através da pesquisa com as cores fisiológicas e físicas, o autor apresenta seis cores em vez de sete como no prisma de Newton. A observação fenomenológica do céu confirma os estudos do prisma. A fenomenologia de Goethe é um processo de educação dos sentidos e da qualidade da cognição.

Keywords : Fenomenologia; Educação Sensorial; Epistemologia da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )