SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2El Estatuto del Niño y del Adolescente (ECA) y la violência en el aula: vulnerabilidad de la escuela brasileñaProducción discursiva de una política curricular organizada en ciclos: la creación del ciclo básico de alfabetización em Várzea Grande - MT/Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BACH JUNIOR, Jonas. A pesquisa de Goethe com as cores e a educação fenomenológica. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.805-822. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p805.

Este artigo apresenta os fundamentos da Teoria das Cores de Goethe. As cores fisiológicas e físicas apresentam dois princípios: de complementaridade e intensificação. O método de pesquisa de Goethe é conhecido como fenomenológico. Em sua abordagem do fenômeno, não há uma redução às representações mecânicas e geométricas, e seu foco é a qualidade do fenômeno. O círculo cromático é composto através da pesquisa com as cores fisiológicas e físicas, o autor apresenta seis cores em vez de sete como no prisma de Newton. A observação fenomenológica do céu confirma os estudos do prisma. A fenomenologia de Goethe é um processo de educação dos sentidos e da qualidade da cognição.

Palabras clave : Fenomenologia; Educação Sensorial; Epistemologia da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )