SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2La investigación de Goethe con los colores y la investigación fenomenológicaProductiva confluencia entre educación y comunicación: las pedagogías culturales contemporáneas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

FERREIRA, Eucaris Joelma Rodrigues  y  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Produção discursiva de uma política curricular organizada em ciclos: a criação do ciclo básico de alfabetização em Várzea Grande - MT. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.823-841. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p823.

Neste artigo problematizamos os tensionamentos entre o currículo por ciclos e o currículo por série no contexto da política curricular do município de Várzea Grande, MT. O objetivo do estudo é compreender as relações de poder estabelecidas em processos de produção de políticas de currículo, considerando a coexistência de organizações curriculares antagônicas. O aporte teórico-metodológico que fundamenta o estudo encontra-se pautado na compreensão da constituição da política de currículo em um movimento cíclico (BALL; BOWE, 1992) e como discurso (LACLAU, 1986, 1996; MOUFFE, 2003). As considerações sobre currículo organizado por ciclos e política curricular se fundamentam em Moreira (1990), Freitas (2003), Lopes (2005), Araújo (2006), Oliveira (2008), Mainardes (2007, 2009) e Silva (2010). O poder que permeia a disputa entre o currículo organizado por ciclos, aqui representado pelo Projeto de Reorganização do Ensino Fundamental e Implantação do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã e o currículo por série, é um movimento que acontece no interior da política curricular do município pesquisado. Esse movimento de poder permite que haja tensões no campo curricular em busca da hegemonia pela universalidade de um único currículo apenas. O que esta pesquisa mostra é que essa busca se dá de modo constante, o que impossibilita afirmar a hegemonia desta ou daquela forma de organização curricular.

Palabras clave : Currículo; Discurso; Relações de Poder.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )