SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Produção discursiva de uma política curricular organizada em ciclos: a criação do ciclo básico de alfabetização em Várzea Grande - MT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

COSTA, Marisa Vorraber  e  ANDRADE, Paula Deporte de. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.843-862. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p843.

O artigo apresenta uma discussão sobre a produtividade do conceito de pedagogias culturais em estudos brasileiros que aproximam educação e comunicação. Analisa-se, em teses e dissertações, como os pesquisadores operam com o conceito e o que conseguem mostrar acerca dos modos como se engendram as pedagogias que formam os sujeitos do presente. O corpus de análise foi composto por doze trabalhos coletados no banco de teses e dissertações da CAPES. O referencial teórico do estudo é subsidiado por autores que tratam de pedagogia e de pedagogias culturais, como Jorge Larrosa (1994), Steinberg e Kincheloe (2004), Giroux (1994), Fischer (1997), Camozzato (2012), dentre outros. Os resultados da análise foram aglutinados em três modos de operação das pedagogias culturais apontados nas pesquisas investigadas: a) representação de modos de ser sujeito; b) acionamento de complexo mercantil midiático; c) acionamento de técnicas de cuidados de si.

Palavras-chave : Comunicação e Educação; Pedagogias Culturais; Mídia e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )