SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3O gendramento da infância através dos livros infantis: possíveis consequências em meninos e meninas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ODININO, Juliane Di Paula Queiroz. "Super-Meninas em: o poder do rosa!?!" Por uma compreensão das feminilidades infantis a partir dos estudos de mídia, gênero e infância. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.887-913. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p887.

O presente artigo problematiza o lugar social e cultural da menina, no contexto da cultura midiática globalizada. O recorte analítico remete à pesquisas realizadas com crianças de séries iniciais, da região da grande Florianópolis, em seus contextos escolares e da presença de referenciais identitários que culminam na imagem da que denominamos Menina-Super-Poder-Rosa. A análise dialoga, tensiona e questiona tal representação, cujos significados são marcados pela sua inerente ambiguidade e contradição, sobretudo quando apropriados e ressiginificados pelas crianças. Tal imagem congrega elementos e caraterísticas que se voltam a uma espécie de feminilidade infantil contemporânea, onde é possível constatar matrizes culturais mais tradicionais. Nesse sentido, figuram aspectos ligados à passividade e à subserviência feminina ao lado de características mais atuais relacionadas às conquistas feministas e ao empoderamento das mulheres. Para a realização da pesquisa com as crianças, fez-se uso da etnografia e da pesquisa-intervenção com o propósito de problematizar as relações de poder, principalmente as voltadas às questões de gênero, infância e mídia. Como resultado, notou-se que as feminilidades infantis por mais que tenham avançado rumo à igualdade de direitos e à liberdade de expressão, ainda continuam ocupando um lugar de subalternidade, de inferiorização e de naturalização das diferenças, sendo cristalizadas em práticas sexistas e discriminátorias, as quais são vivenciadas e reproduzidas cotidiadianamente nas interrelações infantis.

Palavras-chave : Mídia; Gênero; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )