SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3"Super-Meninas em: o poder do rosa!?!" Por uma compreensão das feminilidades infantis a partir dos estudos de mídia, gênero e infânciaCinema, transgressão e gênero: as infâncias de Baktay e Wadjda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

BOTTON, Andressa  e  STREY, Marlene Neves. O gendramento da infância através dos livros infantis: possíveis consequências em meninos e meninas. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.915-932. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p915.

Este artigo é fruto do interesse em problematizar o binarismo sexual baseado no determinismo biológico, considerando que, desde a infância, são ensinados modos de exercer as ditas masculinidades e feminilidades, baseadas em construções sociais sexistas e patriarcais de acordo com o sexo e o seu gênero correspondente. Dessa forma, teve como enfoque o estudo das teorias de gênero feministas, num viés pós-estruturalista de análise. Assim, realizamos uma análise de dez livros infantis premiados durante uma década (2001-2010) pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Os objetivos do estudo buscaram compreender como as questões de gênero são mostradas nessas obras e se/como contribuem para a manutenção dos estereótipos de gênero e posteriores atitudes de submissão das mulheres em relação à dominação masculina. Para atingi-los, utilizamos a Análise de Discurso nos textos desses livros e a Análise Semiótica de Imagens Paradas nas ilustrações, configurando uma proposta de triangulação de métodos. Percebe-se, com isso, que os estereótipos de gênero tradicionais ainda estão muito presentes nessas obras contemporâneas, expondo a maternidade, o casamento e a dependência masculina associadas às figuras femininas. Já questões como o livre-arbítrio para se manifestarem nos cenários públicos, a coragem e a virilidade foram vinculadas às figuras masculinas, sucumbindo a finais tradicionalmente estereotipados em relação às questões de gênero e, assim, suscitando ideias de como intervir a fim de promover a equidade de gênero na infância.

Palavras-chave : Gênero; Infância; Literatura Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )