SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3O gendramento da infância através dos livros infantis: possíveis consequências em meninos e meninasLendo entrelinhas e rodapés: aspectos de gênero em pesquisas com crianças sobre as mídias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Adriana Alves  e  FINCO, Daniela. Cinema, transgressão e gênero: as infâncias de Baktay e Wadjda. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.933-959. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p933.

Relacionar gênero, infância e cinema neste artigo, apresenta-se como possibilidade de desconstrução, deslocamentos possíveis, movimentos reflexivos e o desafio da criação/invenção de um "outro lugar" para pesquisar e compreender as crianças. A partir dos filmes O sonho de Wadja (2012) e E quando Buda desabou de vergonha (2007), busca-se a interlocução entre a Sociologia da Infância, Estudos de gênero e Estudos Feministas para refinarmos nossas lentes, problematizando o nosso olhar adultocêntrico e androcêntrico. Dessa forma, este artigo traz fragmentos das infâncias cinematográficas de Baktay e Wadjda, as aventuras e os desafios a serem enfrentados por essas meninas para alcançarem seus sonhos e desejos, permeados de significados de gênero e reveladores de muitas questões sobre as infâncias, os lugares das infâncias, as meninas e os meninos, as transgressões e resistências das crianças. Na perspectiva de provocar reflexões sobre metodologias de pesquisa e criação com as crianças, a experiência cinematográfica é proposta como possibilidade de formação estética, na busca por refinar nossas lentes, afinar nossos olhares de adultos/as e nossa escuta com as infâncias e suas múltiplas relações. A busca por construir outros olhares para a infância aproxima da linguagem cinematográfica e permite diferentes possibilidades de vislumbrar suas múltiplas dimensões permeadas nas relações entre as crianças. O cinema como experiência, arte da memória no presente e como emergência histórica, apresenta-se como importante ferramenta teórico-metodológica para construir caminhos para uma educação emancipatória.

Palavras-chave : Cinema; Infância; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )