SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Cinema, transgressão e gênero: as infâncias de Baktay e Wadjda"Meninas não desenham carros... mas tem meninas que desenham": culturas infantis, relações de gênero e histórias em quadrinhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Lendo entrelinhas e rodapés: aspectos de gênero em pesquisas com crianças sobre as mídias. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.961-981. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p961.

Este artigo examina um conjunto de pesquisas brasileiras sobre as mídias na vida das crianças, colocando em primeiro plano aspectos de gênero que eram secundários na maioria dos trabalhos. Encontram-se ali registros de pesquisas de campo -principalmente falas de crianças - realizadas entre 2000 e 2010 no contexto de um grupo sediado na Universidade Federal de Santa Catarina. Tais pesquisas basearam-se nos estudos culturais, nos estudos de recepção latino-americanos e nos estudos da infância contemporâneos. Desse quadro teórico-metodológico fazem parte discussões sobre as relações de gênero na pesquisa com crianças sobre as mídias, cujos aspectos principais são sintetizados no trabalho, a partir, principalmente, de Joseph Tobin e David Buckingham. Das falas das crianças registradas e analisadas nas pesquisas, e selecionadas no âmbito do presente trabalho, conclui-se que, se muitas vezes as crianças encenam e reproduzem preconceitos, elas são também capazes de identificar na cultura das mídias elementos problemáticos do ponto de vista de gênero, que provocam desconforto, desigualdade e exclusão; que as situações de pesquisa em que as crianças se manifestam sobre sua experiência com as mídias podem ser um espaço importante de negociação e resistência; que a crítica às representações de gênero dualistas e estereotipadas nas mídias permanece sendo muito importante no século XXI. Com base na discussão, reafirma-se a importância dos projetos voltados a uma educação inclusiva, não sexista e anti-homofóbica.

Palavras-chave : Gênero; Mídia; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )