SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Lendo entrelinhas e rodapés: aspectos de gênero em pesquisas com crianças sobre as mídiasO game The Sims como catalisador da aprendizagem tecnológica de meninas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Marta Regina Paulo da. "Meninas não desenham carros... mas tem meninas que desenham": culturas infantis, relações de gênero e histórias em quadrinhos. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.983-1009. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p983.

Este artigo discute a produção das culturas infantis a partir das experiências de meninos e meninas, de 3 a 5 anos de idade, com a linguagem das histórias em quadrinhos (HQs), tendo como foco as relações de gênero. Reconhece as HQs como uma das produções midiáticas que interfere nos modos de viver das crianças, muitas vezes reforçando estereótipos fundados nas diferenças sexuais. Assim, em uma interlocução com a filosofia, sociologia, sociologia da infância, pedagogia da infância e arte, problematiza como as crianças se apropriam dos quadrinhos, o que deles reproduzem, inventam ou reinventam. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma pré-escola municipal localizada na região do Grande ABC Paulista, que teve como procedimentos metodológicos: a observação e registro de campo, os relatos orais das crianças, a análise dos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação e da pré-escola, entrevista com quadrinhista e a análise das HQs produzidas pelas crianças. Defende que meninos e meninas participam de maneira ativa na sociedade da qual fazem parte, portanto, não só reproduzem a cultura do mundo adulto, mas ao se apropriarem coletiva e criativamente desta produzem as culturas infantis. Demonstra serem as HQs parte da cultura material da infância, que se constituem em suportes para aspectos simbólicos das culturas infantis, que as crianças compartilham entre si e com os adultos e as adultas, onde se observam padrões e valores identitários sendo negociados; isso revela que elas não só reproduzem estereótipos da cultura heteronormativa, mas transgridem as fronteiras de gênero. Nesse sentido, aponta para o desafio de trazer as crianças para o debate acerca da relação "infâncias, mídia e gênero", na perspectiva de (re)conhecer como elas fruem, produzem e vão além das imagens midiáticas.

Palavras-chave : Infância; Relações de Gênero; Mídia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )