SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3"Meninas não desenham carros... mas tem meninas que desenham": culturas infantis, relações de gênero e histórias em quadrinhosHistórias e narrativas digitais na educação sexual da infância: possibilidades e limitações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GEE, Elisabeth. O game The Sims como catalisador da aprendizagem tecnológica de meninas. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1011-1040. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1011.

Este artigo descreve como o jogo de computador The Sims e o mundo virtual Teen Second Life foram usados como pontos de partida para o desenvolvimento dos interesses e das capacidades de meninas em relação às tecnologias de informação. A trajetória de uma menina é usada para ilustrar o modo como a experiência com os games serviu de catalisador para promover sua paixão pelos computadores, envolveu-a em aprendizagens proativas e permitiu que ela passasse a ver a computação como uma potencial escolha profissional. Discute-se o papel do reconhecimento público, das comunidades de fãs e das mudanças nas ecologias de aprendizagem nas famílias em relação à tecnologia de informação e comunicação. O artigo conclui identificando estratégias e perspectivas ligadas ao uso dos games na aprendizagem das meninas no campo da tecnologia.

Palavras-chave : Gênero e Educação; Ciência e Tecnologia; Jogos de Computador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )