SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3O game The Sims como catalisador da aprendizagem tecnológica de meninasQuem conta um conto aumenta muito mais que um ponto: narrativa, produção de si e gênero na produção fílmica com crianças pequenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

KORNATZKI, Luciana  e  CHAGAS, Maria Isabel Seixas da Cunha. Histórias e narrativas digitais na educação sexual da infância: possibilidades e limitações. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1041-1068. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1041.

As histórias estão presentes nos espaços escolares da infância e contribuem na construção da criança, de suas sensibilidades e subjetividades. As narrativas digitais, que possibilitam a relação entre história e tecnologias digitais, podem contribuir na inserção das Tecnologias Digitais na escola e em propostas em educação sexual. Objetiva-se, neste artigo, refletir sobre esse recurso como possibilidade pedagógica na problematização do gênero e sexualidade com a infância. Para isso, são apresentadas algumas reflexões sobre histórias e narrativas, assim como uma revisão de literatura, resultante de uma metodologia de pesquisa bibliográfica às bases de dados de Educação, sobre o uso das narrativas digitais em contextos educativos e também em educação sexual, sexualidade e gênero. Reflete-se também sobre limites e possibilidades desse recurso nas temáticas em discussão e mostra-se um cenário de aprendizagem que clarifica e objetiva a proposição das narrativas digitais nessas temáticas. Dessa forma, compreende-se a importância da busca por novas propostas pedagógicas de educação sexual com crianças, incluindo contribuições das tecnologias digitais nesse processo.

Palavras-chave : Sexualidade; Narração de Histórias; Informática e Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )