SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Digital storytelling in childhood sexuality education: possibilities and limitationsProduction of animation film with and to children: thoughts can become art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Rita de Cácia Oenning da. Quem conta um conto aumenta muito mais que um ponto: narrativa, produção de si e gênero na produção fílmica com crianças pequenas. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1069-1088. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1069.

Analisando as performances narrativas do conto Chapeuzinho Vermelho de três crianças pequenas (2 a 4 anos de idade) frente à câmera filmadora, este artigo apresenta e discute o modo como essas narrativas tanto expressam quanto constituem o mundo e os sujeitos narradores. Variando na forma narrativa, no conteúdo e nos personagens clássicos do conto, essas performances narrativas revelam como as crianças narradoras entendem e dinamizam relações: entre seus pares (atentando especialmente para as relações de gênero - gender); com outros seres (imaginários ou não); e com o próprio gênero narrativo. A análise aponta para como, através dessas narrativas, estão testando possibilidades (de e entre seres, de linguagens, de fórmulas narrativas, de interação e estética). Chama-se a atenção para a capacidade transformativa e criativa presente nas performances narrativas de crianças pequenas e do aspecto filosófico do seu pensamento. Dessa forma, narrando frente à câmera e à plateia, fazem-se sujeitos: produzem a si mesmas e o mundo.

Keywords : Primeira Infância; Narrativa; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )