SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3More than just telling tales: narrative, self-production and gender in film production with small childrenFrom language to ideology: Bakhtinian contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

XAVIER-FILHA, Constantina. Produção de filme de animação com e para crianças: os pensamentos podem virar arte. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1091-1112. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1091.

A linguagem dos filmes de animação atinge o público e o gosto de crianças. No entanto, na maioria das vezes, as crianças são alijadas do processo de produção desses filmes. Há algumas experiências no Brasil e no exterior em que as crianças participam desse processo, ora experimentando a linguagem, ora produzindo conteúdos. Pensando sobre o alcance lúdico, imaginativo e criativo do cinema aliado à cultura da infância, foram desenvolvidos encontros de pesquisa com crianças dos 5ºs anos do Ensino Fundamental em uma escola pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no âmbito de pesquisas com apoio do CNPq e de projetos de extensão, nos anos de 2010 a 2013. Nesses encontros, juntamente com as questões relacionadas à linguagem cinematográfica, outras temáticas foram priorizadas para garantir a construção da narrativa dos filmes, entre elas, gênero, sexualidade, diversidade/diferença e violências contra crianças. No decorrer do processo, produziu-se juntamente com as crianças roteiros, cenários, construção de personagens e demais processos de produção e planejamento de pós-produção dos filmes de animação: Jéssica e Júnior no mundo das cores (2010); A Princesa Pantaneira (2012); Queityléia em perigos reais (2012); Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica (2013); e João e Maria: dos contos à realidade (2013). Sendo assim, o presente texto tem por objetivo descrever o processo de produção dos referidos filmes, refletindo sobre a trajetória de produção coletiva entre adultos e crianças na possibilidade de produção de arte, poesia, novas formas de subjetivação e problematização de assuntos que dizem respeito às vivências das infâncias.

Keywords : Linguagem e Educação; Cultura; Comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )