SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Produção de filme de animação com e para crianças: os pensamentos podem virar arteO trabalho em redes e grupos de colaboração em pesquisa: desafios contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

RODRIGUES, Jéssica Nascimento  e  RANGEL, Mary. Da linguagem à ideologia: contribuições bakhtinianas. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1115-1142. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1115.

Neste artigo, ancorado substancialmente no pensamento bakhtiniano, objetiva-se realizar um estudo teórico, mediante revisão de literatura, acerca de alguns conceitos fundamentais − linguagem, enunciado, gênero discursivo e ideologia -, evidenciando sua inseparabilidade. Na primeira seção, apresenta-se o pressuposto de que a linguagem é originariamente social e a língua, produto sócio-histórico, em constante mudança. Na segunda, debate-se o conceito de enunciado como texto, oral ou escrito, concreto, constituidor e organizador da vida coletiva. Na terceira, toca-se na temática dos gêneros discursivos, historicamente situados e organicamente sociais e culturais para, na última seção, desenvolver o conceito de ideologia na interligação constante entre infraestrutura e superestrutura, entre ideologia do cotidiano e oficial. Por fim, discute-se, como pano de fundo, o possível comprometimento ético e orgânico do ser humano com a realidade da vida e com os outros.

Palavras-chave : Linguagem; Gênero Discursivo; Ideologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )