SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3El trabajo en redes y grupos de colaboración en investigación: desafíos contemporáneosSexting en la adolescencia: problematizando sus efectos en el espacio escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SANTOS, Franciele Soares dos  y  PALUDO, Conceição. A atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1163-1183. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1163.

O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre a atualidade da pedagogia socialista para os avanços da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), por meio da proposta de implementação do plano de estudos de Moisey M. Pistrak e da categoria do trabalho socialmente necessário, elaborada por Viktor N. Shulgin. Para a sua elaboração, foi realizado estudo bibliográfico dos autores citados, assim como das obras de Caldart e de documentos do MST. Os resultados indicam que o MST ensaia e engendra, na atualidade, estabelecendo o diálogo com os educadores russos, a possibilidade de construção de uma pedagogia pautada nos princípios da pedagogia socialista, cuja categoria central é o trabalho. Conclui-se que, ao estabelecer relações comprometidas com os sujeitos concretos, objetivar a consciência crítica da realidade e o compromisso com a luta social do Movimento, essa experiência vem alterando, além do conteúdo, o método e a forma escolar.

Palabras clave : Educação Socialista; Movimento dos Sem Terra; Trabalho e Educação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )