SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Sexting na adolescência: problematizando seus efeitos no espaço escolarIndissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  TELLO, Cesar Gerónimo. Educação e gestão escolar na América Latina: histórico, desafios e possibilidades. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1205-1228. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1205.

Este artigo pretende pensar a escola como um espaço de tolerância e de respeito, que propicie o desenvolvimento de uma cultura democrática, de maneira que o seu funcionamento estimule a participação de todos na tomada de decisões. Isso parece ser utópico e não fazer parte da vontade política das lideranças do mundo globalizado e, sobretudo, capitalista. O trabalho escolar realizado na gestão, na maioria das vezes, perde o sentido de espaço de troca, de construção e de relação social, e é encarado apenas como fator de emancipação econômica, moeda de troca, o que é ilusório, pois a remuneração oferecida de acordo com o mercado não atende, há muito tempo, às reais necessidades. Desse modo, objetiva-se discutir a gestão escolar diante de um contexto histórico na América Latina, ditado por um Estado Neoliberal que não valoriza a Educação Escolar e que entende o trabalho enquanto venda de força produtiva por um salário no final do mês, e não enquanto produção da existência humana.

Palavras-chave : Gestão Escolar na América Latina; Educação e Gestão; Escola e Gestão na América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )