SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Mathematics in the training of primary school teachers in Portugal, from Pombal reform from 1772 to 1910 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SIQUEIRA-FILHO, Moysés Gonçalves  and  LEGROS, Valérie. A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.15-40. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p15.

O artigo aborda, a partir de quatro manuais escolares, respectivamente, publicados no Brasil e na França, a presença de algumas caraterísticas do método intuitivo nas lições de aritmética apresentadas por Olavo Freire e Pierre Leyssenne, os quais procuraram colocar em suas obras os programas oficiais vigentes do ensino primário. Nesse sentido, o contexto histórico da escola primária dos referidos países, em tempos da publicação dos livros de Freire e Leyssenne, colaborou nas discussões promovidas. Portanto, apresentar as primeiras ideias de Pestalozzi sobre o método intuitivo e compreender o desenvolvimento dado por Ferdinand Buisson tornaram-se os objetivos traçados para este início de estudo, pois se na intuição sensível Buisson compartilhou das ideias de Pestalozzi, ele iria dele se distanciar ao desenvolver um trabalho inovador em duas outras áreas: a intuição intelectual e a intuição moral.

Keywords : Aritmética; Manual Escolar; Método Intuitivo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )