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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SIQUEIRA-FILHO, Moysés Gonçalves  e  LEGROS, Valérie. A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.15-40. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p15.

O artigo aborda, a partir de quatro manuais escolares, respectivamente, publicados no Brasil e na França, a presença de algumas caraterísticas do método intuitivo nas lições de aritmética apresentadas por Olavo Freire e Pierre Leyssenne, os quais procuraram colocar em suas obras os programas oficiais vigentes do ensino primário. Nesse sentido, o contexto histórico da escola primária dos referidos países, em tempos da publicação dos livros de Freire e Leyssenne, colaborou nas discussões promovidas. Portanto, apresentar as primeiras ideias de Pestalozzi sobre o método intuitivo e compreender o desenvolvimento dado por Ferdinand Buisson tornaram-se os objetivos traçados para este início de estudo, pois se na intuição sensível Buisson compartilhou das ideias de Pestalozzi, ele iria dele se distanciar ao desenvolver um trabalho inovador em duas outras áreas: a intuição intelectual e a intuição moral.

Palavras-chave : Aritmética; Manual Escolar; Método Intuitivo.

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