SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910A Aritmética Escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares entre 1890-1930. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.67-84. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p67.

O artigo aborda aspectos da história da leitura no Brasil e temas ligados à história da educação matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se de estudo inicial que tem por objetivo problematizar as relações entre a leitura e a aritmética nos primeiros anos escolares no Brasil no período compreendido entre 1880 a 1930. Sabe-se que já existem vários estudos sobre a história do ensino da leitura, sobre as discussões metodológicas que envolveram esse ensino na escola brasileira. No entanto, praticamente, não há pesquisas que tomem a escola primária - a escola do ler, escrever e contar - como tema de investigação, considerando essas rubricas em conjunto. Assim, este artigo aborda comparativamente os debates sobre métodos de ensino, buscando responder à seguinte questão: em que medida as discussões sobre métodos de alfabetização estão também colocadas para método de ensino de matemática nos primeiros anos escolares? A resposta obtida, com o desenvolvimento do trabalho, revela dois aspectos: um amplo que mostra que para além dos conteúdos próprios de cada matéria escolar, os ensinos do curso primário mostram-se integrados pela pedagogia de um tempo. Estudá-los em separado (a leitura, a aritmética etc.) é expediente analítico inexorável, que aponta necessariamente para a volta de uma síntese indicativa, seja das finalidades reais colocadas no cotidiano escolar para cada matéria como daquelas finalidades de objetivo da escola primária, expressas nos documentos normativos da Educação num dado tempo. De outra parte, há um resultado específico, que aponta para a integração dos debates sobre métodos tanto para a matemática presente nos primeiros anos escolares como para o ensino da leitura.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Método de Ensino; Aritmética.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )