SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Reading Methods, telling stories Methods? Contribution to the history of mathematics education in the early years, from 1890 to 1930The geometry as a discipline of the training elementary school teachers: the influence of the intuitive method in the first decades of the twentieth century in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

COSTA, David Antonio da. A Aritmética Escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.85-101. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p85.

Este texto tem como objetivo apresentar uma análise do livro Arithmética Escolar: livro do mestre, de Ramon Roca Dordal. Essa obra é um marco do ensino intuitivo da Aritmética em tempos de implantação dos grupos escolares no Brasil. Trata-se de um texto emblemático destinado aos professores do ensino primário para uso em conjunto com a coleção de cadernos de aritmética destinados aos alunos. Fundamentado nas asserções de Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) e Chartier (1990), toma-se o livro didático como fonte de pesquisa privilegiada, revelando aspectos do circuito do livro: desde as prescrições normativas com sua adoção nas escolas públicas assim como alguns aspectos metodológicos acerca do ensino de aritmética. Os resultados apontam a engenhosa articulação efetuada por Roca Dordal, que junto com um grupo de normalistas paulistas construíram as bases para a disseminação de um conjunto de ações que intencionavam a implantação de um ensino moderno, sustentado pela vaga do método intuitivo no ensino primário.

Keywords : Livro Didático; Ensino Primário; Aritmética.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )