SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares entre 1890-1930A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

COSTA, David Antonio da. A Aritmética Escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.85-101. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p85.

Este texto tem como objetivo apresentar uma análise do livro Arithmética Escolar: livro do mestre, de Ramon Roca Dordal. Essa obra é um marco do ensino intuitivo da Aritmética em tempos de implantação dos grupos escolares no Brasil. Trata-se de um texto emblemático destinado aos professores do ensino primário para uso em conjunto com a coleção de cadernos de aritmética destinados aos alunos. Fundamentado nas asserções de Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) e Chartier (1990), toma-se o livro didático como fonte de pesquisa privilegiada, revelando aspectos do circuito do livro: desde as prescrições normativas com sua adoção nas escolas públicas assim como alguns aspectos metodológicos acerca do ensino de aritmética. Os resultados apontam a engenhosa articulação efetuada por Roca Dordal, que junto com um grupo de normalistas paulistas construíram as bases para a disseminação de um conjunto de ações que intencionavam a implantação de um ensino moderno, sustentado pela vaga do método intuitivo no ensino primário.

Palavras-chave : Livro Didático; Ensino Primário; Aritmética.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )