SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1The geometry as a discipline of the training elementary school teachers: the influence of the intuitive method in the first decades of the twentieth century in BrazilMathematics training for the teaching of basic knowledge in times of teaching school reform of Parana (Year 1920) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen  and  SILVA, Maria Célia Leme da. O ensino ativo dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.119-141. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p119.

O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um "método de ensino" para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo.

Keywords : Trabalhos Manuais; Ensino Primário; Finalidades da Educação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )