SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1O (re)nascimento de um corpo professoral: os estatutos do magistério público do Estado de Santa Catarina de 1960 e 1975La amistad en las relaciones de enseñanza y aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CAINELLI, Marlene Rosa; RAMOS, Márcia Teté Elisa  y  CUNHA, Maria de Fátima da. Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensino. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.189-204. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p189.

Pretende-se neste artigo discutir as diretrizes de funcionamento do Estágio Supervisionado do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Estado do Paraná, no sentido de refletir sobre a relação teoria/prática na formação do profissional de História. Para tanto, destacam-se as diretrizes teóricas e metodológicas que fundamentam as disciplinas do curso voltadas para a formação do futuro professor de história, considerando a disciplina e seu código disciplinar como importante para a constituição da experiência dessa formação inicial. Acredita-se ser importante caracterizar também o funcionamento do estágio, suas etapas, sua organização curricular, bem como a posição do aluno frente ao estágio de história, conforme investigação de suas ideias sobre a experiência pós-regência. Partindo dos relatórios de estágio como fontes desta pesquisa, considerou-se as experiências dos graduandos do sétimo e oitavo semestre do curso de História dos anos 2010 e 2011. Visando a construção da literacia histórica, as etapas do estágio de história e a proposta didático-pedagógica para o ensino e aprendizado histórico demonstram que se procurou fundamentar conforme o princípio investigativo próprio do campo da História, segundo o modelo de aula-oficina proposto por Isabel Barca.

Palabras clave : Formação de Professores; Disciplina Escolar; Estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )