SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensinoA lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CONTE, Elaine  e  FIALHO, Bruno Passos. A amizade nas relações de ensino e aprendizagem. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.205-222. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p205.

Este texto propõe ressignificar os vínculos comunicativos da amizade, revelada no entusiasmo que aproxima aprendizagens nas práticas interconectadas, para explorar como ela pode trazer sensibilidade e novas percepções ao processo de formação humana. Também procura investigar quais as possibilidades e limites das relações de amizade na contemporaneidade, sustentada por fios invisíveis, mesmo a distância. A amizade constitui-se ao mesmo tempo num espaço político, ético, estético e social de diferentes formas de percepção e é uma ação pedagógica de interlocução e construção de aprendizagens colaborativas e formativas. A amizade como possibilidade e risco, abertura e superação das diferenças, liberdade para as possibilidades de questionamento, pensamento e transformação recíproca, apresenta-se como mediadora dos processos educativos e do aprender constante. Há certamente referências efetivas da amizade que nutrem o conhecimento pela confiança baseada no respeito mútuo, daí a necessidade de pensar a educação numa relação processual e dialógica de amizade em tempos de mutabilidade e de redes interativas. É justamente a partir dos laços e expressões de amizade que seria criativo e desafiador insistir na abertura à alteridade, ao encontro e às possibilidades de transformação humana para as mudanças das condições nas quais a vida se vê ameaçada. Investigar como se configuram as relações de amizade na atualidade em suas diferenças e diálogos em redes de aprendizagem fortalece o debate sobre o sentido da relação educador e educando, criando laços de amizade e afetividade, contribuindo para uma educação mais participativa, inacabada e de colaboração formativa.

Palavras-chave : Educação; Amizade; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )