SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Friendship in teaching and learning relationsPlaces, actions and intentions as possibilities of analysis: discourses about rural elementary schools and the education of their teachers (Santa Catarina 1942-1955) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SCHMIDT, Leonete Luzia  and  FURGHESTTI, Mara Luciane da Silva. A lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.223-239. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p223.

Neste artigo, procura-se conhecer como a organização do tempo, a articulação entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental e a concepção de alfabetização definidas na Lei nº 11.274/2006 foram incorporadas no cotidiano escolar nas classes de alfabetização de escolas públicas. Os dados coletados através de observação, entrevista e análise de documentos evidenciaram que cada escola tem sua organização do tempo orientada pelos documentos oficiais; que não há ainda uma prática pedagógica articulada entre as turmas do 1º, 2º e 3º ano; e que todas têm a concepção tradicional de ensino como norte, condicionando as crianças a um modo de apropriação da leitura e da escrita bastante restrito, se considerada a perspectiva da alfabetização com letramento incorporada nas políticas curriculares que determinam as práticas para as classes de alfabetização.

Keywords : Ensino Fundamental; Classe de Alfabetização; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )