SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1La amistad en las relaciones de enseñanza y aprendizajeLugares, acciones e intenciones como posibilidades de análisis: discursos sobre la escuela primaria rural y la formación de sus profesores (Santa Catarina 1942-1955) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SCHMIDT, Leonete Luzia  y  FURGHESTTI, Mara Luciane da Silva. A lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.223-239. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p223.

Neste artigo, procura-se conhecer como a organização do tempo, a articulação entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental e a concepção de alfabetização definidas na Lei nº 11.274/2006 foram incorporadas no cotidiano escolar nas classes de alfabetização de escolas públicas. Os dados coletados através de observação, entrevista e análise de documentos evidenciaram que cada escola tem sua organização do tempo orientada pelos documentos oficiais; que não há ainda uma prática pedagógica articulada entre as turmas do 1º, 2º e 3º ano; e que todas têm a concepção tradicional de ensino como norte, condicionando as crianças a um modo de apropriação da leitura e da escrita bastante restrito, se considerada a perspectiva da alfabetização com letramento incorporada nas políticas curriculares que determinam as práticas para as classes de alfabetização.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Classe de Alfabetização; Prática Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )