SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1La Ley 11.274/2006 y su implicación en la práctica cotidiana de las clases de alfabetizaciónFuerza de trabajo, sujeto de derecho e educación: notas introductorias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira  y  DAROS, Maria das Dores. Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955). Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.240-261. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p240.

O artigo tem como foco a análise de discursos produzidos sobre a escola primária rural catarinense e a formação de seus professores, os quais ora exaltavam a excelência de tal escola e formação, ora qualificavam-nas como precárias e deficientes. A partir de fontes de pesquisa, como livros, publicações oficiais, relatórios de órgãos ligados à educação, mensagens de governadores, a análise apoia-se em autores como Quentin Skinner e Pierre Bourdieu, além de Carlos Eduardo Vieira, que sugerem uma atenção especial ao lugar de onde falam os agentes sociais, a suas intenções ao escrever, bem como aos embates relacionados aos discursos produzidos. Produto das formulações de agentes ligados ao campo educacional em situações de interlocução e na atuação pública, os discursos intelectuais estão relacionados ao arcabouço teórico, ideológico e linguístico disponível em seu contexto de produção, são transversalizados por questões, debates, embates aí postos, e estão ligados a projetos e a programas de ação. Os discursos aqui analisados propõem ações e intervenções no campo educacional e apresentam contradições nas avaliações acerca da qualidade da educação catarinense, as quais dependem das variáveis utilizadas para medir tal "qualidade" e estão relacionadas às intenções e aos lugares de onde falam os autores dos discursos.

Palabras clave : Escola Primária; Formação de Professores; Educação Rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )