SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Workforce, subject of law and education: introductory notesWhat we talk about when we talk about work? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

CRUZ, Paulo Fernando Aleixo da  and  CUNHA, Marcus Vinicius da. A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.286-304. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p286.

Este artigo segue diretrizes teóricas e metodológicas oriundas de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin, cujos fundamentos se encontram no movimento contemporâneo de revisão da filosofia de Aristóteles. Seu objetivo consiste em fazer a análise retórica do ensaio "Intelligence and Morals" ["Inteligência e Moral"] de John Dewey, publicado em 1908, no qual o autor defende a tese de que desde o Renascimento a moral se tornou desvinculada de fins transcendentais, sendo, então, baseada na inteligência. O exame do ensaio revela o uso da estratégia discursiva denominada recurso à origem, a qual consiste em elaborar uma narrativa genealógica sobre história da filosofia com o intuito de sustentar a tese do autor. O trabalho sugere que essa forma de argumentar é frequente na obra de Dewey, sendo observada também no livro Democracy and education [Democracia e educação], no qual o filósofo discorre sobre a história da filosofia para evidenciar que a reflexão filosófica em educação emerge de problemáticas sociais.

Keywords : Dewey, John; Retórica; Filosofia e Educação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )