SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Fuerza de trabajo, sujeto de derecho e educación: notas introductoriasCuál comprensión de actividad cuando se habla de trabajo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CRUZ, Paulo Fernando Aleixo da  y  CUNHA, Marcus Vinicius da. A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.286-304. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p286.

Este artigo segue diretrizes teóricas e metodológicas oriundas de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin, cujos fundamentos se encontram no movimento contemporâneo de revisão da filosofia de Aristóteles. Seu objetivo consiste em fazer a análise retórica do ensaio "Intelligence and Morals" ["Inteligência e Moral"] de John Dewey, publicado em 1908, no qual o autor defende a tese de que desde o Renascimento a moral se tornou desvinculada de fins transcendentais, sendo, então, baseada na inteligência. O exame do ensaio revela o uso da estratégia discursiva denominada recurso à origem, a qual consiste em elaborar uma narrativa genealógica sobre história da filosofia com o intuito de sustentar a tese do autor. O trabalho sugere que essa forma de argumentar é frequente na obra de Dewey, sendo observada também no livro Democracy and education [Democracia e educação], no qual o filósofo discorre sobre a história da filosofia para evidenciar que a reflexão filosófica em educação emerge de problemáticas sociais.

Palabras clave : Dewey, John; Retórica; Filosofia e Educação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )