SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1History of Philosophy in John Dewey‟s discourse on morals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Matheus Bernardo  and  KLEIN, Ligia Regina. De que atividade se fala quando se fala de trabalho?. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.305-318. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p305.

A pesquisa que ensejou o presente trabalho, de caráter teórico, vem analisando um conjunto de categorias fundamentais para a Teoria Histórico-Cultural, amplamente recorrentes de forma genérica nos cursos de pedagogia, mas nem sempre tomadas no sentido que lhe confere tal teoria. A recente divulgação da Teoria Histórico-Cultural no campo da educação colocou na pauta dos discursos pedagógicos uma ampla terminologia cujo vigor categorial só se mantém perante a fidelidade ao seu conteúdo. Entretanto, observou-se, no curso da prática docente, que os alunos tendem a empregar certos termos sem, no entanto, discriminar claramente seu sentido, conforme lhes atribuem diferentes perspectivas teóricas. Incorrem, inadvertidamente, em um ecletismo deletério, conferindo significados que, por vezes, são estranhos ou até mesmo contrários aos fundamentos de determinada teoria. O presente artigo analisa a categoria "atividade" na pedagogia escolanovista, contrapondo-a as teorizações de Leontiev, com referência à categoria "trabalho", conforme formulação de Marx.

Keywords : Atividade; Trabalho; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )