SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2(Pre)textos para pensar la cooperación educativa en Timor-Leste: algunas referencias al internacionalismo solidarioLengua Portuguesa: la formación de los docentes y la educación preescolar en Timor-Oriental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

GURIDI, Verónica Marcela; BAROLLI, Elisabeth  y  REIS, Marina Pereira. Marcadores Identitários do professor de Biologia de Timor-Leste: um estudo a partir de uma experiência de cooperação internacional. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.415-438. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p415.

A convivência e o trabalho na Missão de Cooperação entre Brasil e Timor-Leste (BRASIL, 2012), no período de 2007 a 2009, foram as razões para este estudo sobre a constituição da identidade docente do professor de Biologia desse país e sua estreita relação com o contexto político, histórico, social e cultural do território timorense. Este trabalho objetivou investigar os marcadores identitários do professor leste-timorense declaradamente presentes naquele período e que, possivelmente, tenham condicionado a construção da identidade profissional desses docentes de Biologia. A pesquisa procurou responder perguntas do tipo: Como tem se dado a (re)construção da identidade profissional dos seus docentes que ensinam Biologia? Ou, ainda, quais marcadores identitários incidem na configuração dessas identidades? Sendo assim, o estudo esteve fundamentado teoricamente nas conceituações de Claude Dubar a respeito da constituição das identidades. A metodologia utilizada ancorou-se na pesquisa bibliográfica e documental, por meio da interpretação e análise de registros documentais e memoriais coletados durante a formação realizada em um projeto de cooperação internacional. Na análise dos dados foi possível observar que os marcadores identitários desses professores evidenciam influências advindas da sua recente história de dominação e liberdade, sobrevivência e resistência.

Palabras clave : Identidade Profissional; Timor-Leste; Formação de Professores em Serviço.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )