SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Marcadores de Identidad del profesor de Biología de Timor Oriental: un estudio a partir de una experiencia de cooperación internacionalBrasil y Timor- Oriental: Reflexiones sobre la formación de los profesores universitarios y la cooperación educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CAVALCANTE, Márcia Vandineide  y  BRITO, Regina Pires. Língua Portuguesa: formação docente e educação pré-escolar em contexto timorense. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.439-461. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p439.

Desde o período da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste diversos são os programas de cooperação do Brasil e de Portugal para a difusão e ensino da Língua Portuguesa (LP) naquele país. É o caso, por exemplo, do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Nesse sentido, na confluência das áreas de Educação (numa perspectiva freireana) e dos Estudos Lusófonos, após breve contextualização da situação da LP em Timor-Leste (no período colonial e durante o domínio indonésio), este artigo, com base em memoriais elaborados pelos participantes do Curso de Português Instrumental (CPI), inserido no Projeto de Ensino da Língua Portuguesa Instrumental, analisa alguns aspectos do trabalho realizado no âmbito desse Curso dirigido a professores da pré-escola de Díli. Destacam-se, aqui, a percepção dos educadores quanto à contribuição do CPI e às atividades propostas, visando tanto a fluência na expressão em português quanto, e principalmente, uma produtiva prática pedagógica e o processo de conscientização dos docentes em relação à necessidade do domínio da Língua Portuguesa.

Palabras clave : Ensino de Língua Portuguesa; Formação Docente; Timor-Leste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )