SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Marcadores Identitários do professor de Biologia de Timor-Leste: um estudo a partir de uma experiência de cooperação internacionalBrasil e Timor-Leste: reflexões sobre formação de professores universitários e cooperação educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CAVALCANTE, Márcia Vandineide  e  BRITO, Regina Pires. Língua Portuguesa: formação docente e educação pré-escolar em contexto timorense. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.439-461. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p439.

Desde o período da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste diversos são os programas de cooperação do Brasil e de Portugal para a difusão e ensino da Língua Portuguesa (LP) naquele país. É o caso, por exemplo, do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Nesse sentido, na confluência das áreas de Educação (numa perspectiva freireana) e dos Estudos Lusófonos, após breve contextualização da situação da LP em Timor-Leste (no período colonial e durante o domínio indonésio), este artigo, com base em memoriais elaborados pelos participantes do Curso de Português Instrumental (CPI), inserido no Projeto de Ensino da Língua Portuguesa Instrumental, analisa alguns aspectos do trabalho realizado no âmbito desse Curso dirigido a professores da pré-escola de Díli. Destacam-se, aqui, a percepção dos educadores quanto à contribuição do CPI e às atividades propostas, visando tanto a fluência na expressão em português quanto, e principalmente, uma produtiva prática pedagógica e o processo de conscientização dos docentes em relação à necessidade do domínio da Língua Portuguesa.

Palavras-chave : Ensino de Língua Portuguesa; Formação Docente; Timor-Leste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )