SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Brasil y Timor- Oriental: Reflexiones sobre la formación de los profesores universitarios y la cooperación educativaTecnologías móviles en la escuela: cartografía de los movimientos de la gestión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MENEGAZZI, Marlene  y  DALCIN, Andreia. Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações com estudantes de Pedagogia. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.486-509. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p486.

O texto apresenta um trabalho de pesquisa que teve como objetivo identificar as concepções de frações que um grupo colaborativo, constituído por estudantes de Pedagogia, apresentam e analisar de que modo a participação nas atividades do grupo contribuiu para o processo de ressignificação de tais concepções. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, da triangulação dos dados à luz da teoria sócio-histórica de Vigostki, da educação matemática crítica de Skovsmose e das comunidades de prática de Wenger, foi possível identificar significativas características de um grupo colaborativo em formação. O trabalho do grupo foi capaz de gerar algumas ressignificações das concepções de frações, viabilizando uma diferente opção de formação.

Palabras clave : Formação dos Profissionais da Educação; Ensino de Matemática; Métodos de Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )