SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações com estudantes de PedagogiaA dinamicidade do livro de literatura infantil: inovações poéticas e deslocamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VALENTINI, Carla Beatris  e  SCHMIDT, Sintian. Tecnologias móveis na escola: cartografia dos movimentos da gestão escolar. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.510-532. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p510.

Este artigo reflete sobre o papel da gestão escolar na reconfiguração das suas práticas diante do processo de inserção das tecnologias móveis, objetivando compreender como os gestores escolares se movimentam para promover a inclusão digital dessas tecnologias às práticas pedagógicas. A cartografia é a opção metodológica, guiada pela pista da atenção e suas quatro variedades: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A produção dos dados foi realizada a partir dos registros gerados durante uma pesquisa com gestores escolares de uma escola participante da fase 2 do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA), sendo discutida em quatro pousos: o primeiro trata das expectativas e reações à chegada dos laptops; o segundo pouso discute a gestão de pessoas; o terceiro analisa a gestão pedagógica; e quarto traz novas configurações das práticas pedagógicas. Esta pesquisa se destaca pelo olhar atento e escuta sensível dos sujeitos que compõem a gestão escolar, que revelaram um constante devenir na abertura de novas possibilidades a partir das reconfigurações apresentadas com a inserção de tecnologias móveis na escola.

Palavras-chave : Tecnologia da Informação e da Comunicação; Cultura Digital; Gestão da Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )